Notícia II

Autárquicas 21/22

Antero Barbosa: “Fafe precisa da nossa ação imediata”

Antigo líder do movimento independente ‘Fafe Sempre’ apresentou candidatura unida com o Partido Socialista. PS venceu eleições autárquicas no concelho, elegendo Antero como presidente da Câmara com 53,79% dos votos.

Presidente da Câmara Municipal eleito, Antero Barbosa

A tomada de posse dos novos órgãos do Município, para o mandato que vigora nos próximos quatro anos, realizou-se dia 16, no Pavilhão Multiusos de Fafe. O discurso do atual presidente da Câmara Municipal teve como base o esclarecimento das estratégias delineadas para alcançar a mudança ambicionada pela nova autarquia.

Contudo, não se deixou de apontar os “dois grandes problemas para os quais urge encontrar soluções”. A falta de saneamento básico em grande parte do concelho e a diminuição da população residente são os principais desafios a resolver neste novo mandato.

“O orçamento é insuficiente para o investimento necessário”, garantiu Antero Barbosa. A decisão tomada pelo Município e pelo Governo, no passado, de atribuir às Águas do Norte, pelo período de 50 anos, a exploração e gestão do sistema de abastecimento e saneamento de águas é um entrave. Acrescentou ainda que “o objetivo é encontrar uma resposta a este problema, cuja resolução é urgente e necessária”.

Atendendo à diminuição da população concelhia, o presidente afirmou que se deve à quebra generalizada da taxa de natalidade e à saída da população jovem, que “vai em busca de empregos qualificados”.

Se a resolução do primeiro problema não está a um alcance de curto prazo, o presidente percebeu que, para o segundo a solução passa por atrair empresas que criem emprego de qualidade e, por desenvolver de forma sustentável as indústrias turísticas.

A necessidade de um avanço digital e tecnológico também não passa despercebida no seu discurso, tendo que se começar pela transformação na “Câmara, nas Juntas de Freguesia, nas associações, nas empresas e nas famílias.” O edil fafense advogou ainda que o digital não é o futuro, mas sim o presente. “Precisamos de estar à frente neste desafio para que consigamos o desenvolvimento económico que desejamos”.

Com a maioria absoluta, o antigo líder do movimento independente referiu investimentos na modernização das zonas industrias existentes e a criação de outras, nomeadamente na freguesia de Regadas. Essa era já uma aspiração de Raúl Cunha, atual presidente da Assembleia Municipal. Numa entrevista à Fafe Tv, o ex-presidente da Câmara esclareceu que não foi possível avançar mais com o projeto, devido à burocracia do sistema. Mas disse que a obra está pronta a arrancar para a aquisição dos terrenos.

Ambos os dirigentes têm visões comuns para o futuro do concelho e a cooperação entre o Município e as freguesias é uma delas. Enquanto Raúl reservava, todos os anos, 2 milhões de euros para investir, Antero prometeu “organizar com regularidade reuniões dos executivos municipais” para avançar com um orçamento participativo.

Com o processo eleitoral concluído e com as metas já estabelecidas para os próximos anos, o novo presidente da Câmara Municipal faz um apelo aos cidadãos para que sejam solidários. Porque “num tempo em que a desumanidade reina precisamos de princípios e valores ambientais e humanos”.

Cláudia Araújo

Deixe um comentário